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Contabilidade para imobiliária: entenda a diferença crucial entre custo e despesa

Você que é dono ou administrador de uma imobiliária, realmente sabe a diferença entre custos e despesas?

Embora pareçam similares à primeira vista, trata-se de conceitos distintos, com características e impactos únicos para os negócios do setor imobiliário.

De acordo com recente estudo da Fundação  Brasileira de Contabilidade, pelo menos 7 em cada 10 imobiliárias apresentam erros recorrentes na classificação de seus custos e despesas.

Consequentemente, mais da metade dessas empresas acabam tomando decisões financeiras equivocadas.

Por não diferenciar corretamente essas duas modalidades de saída de caixa, muitos empreendedores do setor imobiliário creem estar tendo lucro quando na verdade estão apenas gastando suas reservas.

Ao final desta leitura você entenderá de forma simples e objetiva em que os custos e as despesas diferem no contexto contábil das imobiliárias.

Mais do que isso, você será capaz de classificá-los adequadamente e utilizar essas informações para melhorar o controle financeiro e a rentabilidade da sua empresa.

Preparado? Então vamos começar!

O que são custos para uma imobiliária?

Os custos de uma empresa do setor imobiliário estão relacionados aos gastos necessários para a prestação dos serviços de intermediação na compra, venda e aluguel de imóveis.

Ou seja, são todos os gastos aplicados no funcionamento e operação da atividade fim da imobiliária:

Custos relacionados ao funcionamento da empresa

Isso inclui gastos com materiais e mão de obra para reformas, pinturas, limpeza e manutenção em geral desses imóveis.

De igual forma, são custos os valores pagos para realizar as propagandas e anúncios, bem como as comissões dos corretores.

Outros custos cruciais são com equipe e escritório

As imobiliárias também têm custos significativos com seus funcionários internos, desde os salários até benefícios e encargos.

Materiais de escritório e de informática, softwares, também entram como custos operacionais do negócio.

Características principais dos custos

Ao contrário das despesas obrigatórias, os custos têm algumas características marcantes que os diferenciam enquanto categoria contábil para empresas do setor imobiliário.

Uma delas é o fato de não serem gastos fixos ou essenciais para operar uma imobiliária.

Pode-se cortar gastos com publicidade ou reduzir o quadro de funcionários visando diminuir custos, por exemplo.

Outra particularidade é que os custos estão diretamente atrelados ao volume de operações e serviços que estejam sendo prestados em um determinado período pela imobiliária.

Assim, quanto mais anúncios forem vendidos ou imóveis negociados, mais os custos podem aumentar.

Porém, segundo Rogério Frazão, sócio da Imobiliária Macaé, “Não há fórmulas mágicas nos negócios, se você pretende faturar mais e construir uma empresa de sucesso, precisa aumentar os investimentos, ou seja, os custos.”

Em junho de 2022, fizemos uma campanha chamadaapartamento a venda Macaé”, usamos o marketing digital e os custos aumentaram muito, mas ao final da campanha batemos recorde de faturamento.”

Quem quiser conhecer as estratégias do Rogério, pode fazer contato e marcar um bate papo com ele.

Por fim, não há dúvidas de que os custos são parte fundamental na composição dos preços finais praticados pela imobiliária, impactando na lucratividade do negócio por transação realizada.

O que são despesas para uma imobiliária?

As despesas de uma imobiliária estão relacionadas aos gastos com a infraestrutura necessária para garantir o funcionamento legal da empresa.

São compromissos financeiros obrigatórios.

Despesas que cobrem gastos fixos de manutenção

O aluguel do escritório, passando por contas de água, energia elétrica e telefone, além do condomínio, são despesas mensais essenciais à operação da imobiliária.

Outras despesas indispensáveis são com sistemas de computadores para gestão dos negócios, bem como assessorias contábil e jurídica para estar em conformidade com leis.

Despesas também abrangem encargos financeiros

As tarifas de serviços bancários, boletos e parcelamentos, bem como eventuais juros de empréstimos e financiamentos são despesas relevantes.

Também existem despesas relacionadas a certificações, licenças e autorizações fundamentais para o funcionamento regulamentar da imobiliária.

 

Principais características das despesas

As despesas possuem algumas características marcantes que as diferenciam dos custos para as empresas do setor imobiliário.

A primeira delas é o fato de representarem gastos obrigatórios para garantir o funcionamento legal de qualquer imobiliária.

Ou seja, não investir nesse tipo de despesa coloca em risco até mesmo a operação da empresa.

Por exemplo, uma imobiliária que não pague o aluguel comercial do seu estande de vendas ou deixe de arcar com os salários da equipe mínima de corretores necessária, estaria infringindo leis trabalhistas e requisitos básicos para exercer suas atividades.

Outro aspecto característico das despesas é que, na maioria dos casos, trata-se de valores financeiros relativamente fixos, que tendem a se manter estáveis por longos períodos.

O aluguel de escritórios ou franquias de softwares contábeis costumam ter reajustes anuais baseados em índices pré-definidos. (66 palavras)

Por fim, é marcante o fato de as despesas representarem saída de recursos financeiros da imobiliária sem uma contrapartida de receita direta.

Ou seja, diferentemente dos custos relacionados à intermediação de imóveis, as despesas não geram ganhos imediatos para a empresa.

É dinheiro gasto para permitir o funcionamento operacional do negócio.

Conclusão

Agora, tenho certeza que você entendeu a diferença entre custos e despesas para sua imobiliária.

Vimos que custos envolvem gastos com prestação de serviços, equipes e estrutura, podendo variar.

Já as despesas são compromissos obrigatórios para funcionamento legal da empresa, com valores fixos.

Classificar cada gasto adequadamente é fundamental para gestão assertiva e redução de desperdícios financeiros do seu negócio imobiliário.

Assim fica mais simples tomar boas decisões!

Esperamos que estas explicações e exemplos práticos tenham te ajudado ainda mais a fazer um controle contábil eficiente da sua imobiliária.

Espero que tenha gostado do texto, e siga nos acompanhando para mais dicas sobre gestão e finanças!

Agradecemos sua audiência. Até a próxima! 

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